Rodoviariaonline

Aproveite o outono para conhecer a Chapada dos Veadeiros

O início do outono é sinônimo do começo do período de seca em muitas regiões do Brasil, incluindo o centro-oeste do país. É lá, ao nordeste do Estado de Goiás, que está localizada a Chapada dos Veadeiros, região que guarda belíssimas paisagens, principalmente no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado patrimônio natural mundial pela Unesco.

Como os passeios são todos ao ar livre, o outono é recomendado pelo baixo índice de chuvas, as quais poderiam atrapalhar a exploração do local. E, claro, com as temperaturas mais amenas, o passeio se torna prazeroso.

A Chapada dos Veadeiros

A formação geológica da Chapada dos Veadeiros é uma das mais antigas do planeta. Suas paisagens compostas de mata virgem, paredões rochosos, vales, cachoeiras e riachos de águas cristalinas fazem os turistas que a visitam ficarem boquiabertos. A riqueza da natureza se estende à fauna e flora: são centenas de espécies de aves, milhares de espécies de borboletas e mariposas, dezenas de tipos diferentes de répteis que habitam o cerrado local, sobrevivendo em meio (e graças) a mais de 400 espécies de árvores e arbustos esparsos, todos vivendo em perfeita harmonia.

O passeio pela Chapada dos Veadeiros deve ser sempre realizado com guias turísticos, que conhecem a região e podem dar dicas importantes para o melhor aproveitamento dos passeios. A maioria das atrações fica dentro do Parque Nacional ou dentro de propriedades particulares, que costumam cobrar uma tarifa para liberar o acesso à atração.

A cidade de Alto Paraíso

A Chapada recebeu este nome por causa dos caçadores de veado-campeiro, espécie que vivia em abundância na região na época dos bandeirantes. Atualmente, os municípios ou distritos que fazem parte da Chapada dos Veadeiros são: São João D’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos. Entre eles, Alto Paraíso – o município mais alto do Planalto Central, beirando os 1.300 metros de altitude – é o destino mais procurado pelos turistas que visitam a região.

Principalmente por abrigar parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e também por apresentar uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, campings e restaurantes. Além dos turistas que visitam o local, atraídos pelas belezas naturais e pelas opções de práticas de esportes em meio à natureza (trekking, rapel, tirolesas, etc estão entre os preferidos), a cidade também atrai os místicos, pela quantidade de minas de cristais que circundam a região e por estar na mesma latitude de Machu Picchu, o que ajuda a convencer que sobre Alto Paraíso paira uma energia especial. Por este motivo, é fácil encontrar inúmeras lojas de artigos esotéricos espalhadas pela cidade.

Cachoeiras

A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é feita pelo Povoado de São Jorge, distrito de Alto Paraíso. Entre as principais atrações do parque, estão os dois saltos do rio Preto, um com 80 e o outro com 120 metros de altura; e as cachoeiras carioquinhas, piscinas naturais ideais para banhos.

Visitar a Chapada dos Veadeiros é estar em conexão com a natureza, além de conhecer um local que guarda inúmeras histórias seculares, da época da colonização do nosso país. Vale a pena investir nessa viagem! Compre suas passagens pela Rodoviariaonline e aproveite!