Blog

A beleza da Praia do Rosa

Que o litoral de Santa Catarina é um lugar privilegiado pela natureza, todo mundo já sabe. Mas que uma destas lindas praias representa o Brasil no 11º Congresso das Baías Mais Belas do Mundo, que acontece na cidade de Makati, nas Filipinas, é novidade!

O destino catarinense é o único do país que integra o selo da Unesco chamado ‘Baías do Mundo’. A participação no congresso deste ano visa divulgar o projeto ‘Jogue limpo com a Praia do Rosa’, um programa ambiental criado para manter a limpeza da praia. O projeto foi desenvolvido por um grupo de empresários de pousadas e restaurantes da região há alguns anos, que resolveram arregaçar as mangas e agir em prol da preservação ambiental da praia. O resultado foram instalações de lixeiras ao longo da praia, equipe de limpeza e ações educacionais que visam conscientizar turistas sobre o respeito ao meio ambiente. Hoje, as atitudes sustentáveis e a preservação ambiental são inerentes aos moradores da Praia do Rosa e o esforço é recompensado pela própria natureza.

Praia do Rosa
(Foto: Pousada Morada dos Sisais www.moradadossisais.com.br)
Localizada no município de Imbituba, a 80 quilômetros de Florianópolis e 20 quilômetros da badalada vizinha Garopaba, a Praia do Rosa atrai pelo seu ar rústico, suas areais brancas, o mar verde cristalino, ideal para a prática do surf. Quem deseja maior tranquilidade e diversão para a família, pode encontrar refúgio na lagoa de água salgada chamada de ‘lagoa do Meio’, já que está na área central da praia, que tem apenas 2 quilômetros de extensão.  A maior parte de suas aconchegantes pousadas e restaurantes está no alto dos morros, com vistas incríveis do mar. Toda esta estrutura da Praia do Rosa é recente, já que até meados da década de 80, a praia era uma pequena vila de pescadores e de agricultores que cultivavam mandioca.

Na alta temporada, a praia é movimentada dia e noite, porém na baixa temporada o vilarejo se transforma num mar de tranquilidade. De julho a novembro, a praia ganha um atrativo a mais: a visita ilustre de baleias francas, que buscam as águas da praia do Rosa para procriar e alimentar seus filhotes nos primeiros meses de vida.

A Praia do Rosa é a prova de que o turismo sustentável é possível quando há engajamento de todos e que a dobradinha entre ‘rústico e confortável’ pode funcionar muito bem! Estando lá, não deixe de visitar as praias vizinhas do Rosa, que também fazem parte do município de Imbituba, como a Praia Vermelha, do Ouvidor e a Praia a Ferrugem.

Para compras passagens para a Praia do Rosa clique aqui.

 

(Por Renata Sklaski)