Blog

Dê adeus à bagagem bagunçada! Conheça 10 dicas para arrumar a mala!

De adeus a bagagem bagunçada conheça 5 dicas para arrumar a mala

Viajar e conseguir arrumar a bagagem com tudo o que você precisa para o destino é uma tarefa, às vezes, muito complicada. Além da preocupação de organizar cada item para que caiba tudo na bolsa, ainda há o receio de que as peças amassem. Então, algumas dicas para arrumar a mala são bem-vindas.

Se isso é uma realidade para você, está na hora de saber como se livrar da bagagem bagunçada e aprender a organizá-la e otimizar os espaços. Confira sugestões infalíveis!

1. Faça uma lista de itens essenciais

Quem nunca esqueceu um hidratante ou a escova de dentes? Existem alguns itens que não podem ser deixados em casa, não é? Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você faça uma lista com os produtos essenciais antes de arrumar a mala. Nela, itens como escova de dentes, pentes de cabelos, remédios de uso diário, roupas íntimas, dentre outras coisas, devem constar.

Listamos esses artigos porque são os mais fáceis de esquecer. Geralmente, damos bastante atenção às roupas e calçados para usar no destino, enquanto alguns detalhes passam despercebidos.

2. Separe tudo antes de arrumar a mala

O segundo passo é dispor tudo em cima da cama, separadamente, antes de começar a colocar os itens na mala. Assim, você pode identificar o que é menor ou maior, o que é grosso ou fino e, ainda mais importante, o que realmente precisa levar.

Não deixe de avaliar a quantidade de noites que vai passar no destino e leve o suficiente para esses dias. Não há nada pior do que ficar carregando peso desnecessário, não é?

3. Saiba escolher as melhores peças

Depois de separar as peças, selecione aquelas com cores mais neutras e de tecidos que amassem com dificuldade. As roupas neutras combinam entre si e podem ser usadas em várias ocasiões, o que permite que você leve menos peças na mala.

Além disso, com os tecidos certos na bagagem, não há o risco de sair para passeios com as roupas amassadas.

4. Prefira as peças básicas

Selecionar os melhores elementos, inclusive, está ligado à próxima dica: opte pelas peças básicas. Como dito, elas são mais fáceis de combinar e exigem menos espaço dentro da mala. Como as cores e modelagens vão com tudo, você consegue fazer várias trocas entre as escolhas, o que maximiza o potencial das roupas.

Pense, por exemplo, em uma camisa. Se for estampada, provavelmente não vai combinar com uma calça colorida ou com um sapato estampado. Já se ela for lisa, funciona com várias peças, para diferentes dias. Além de aumentar o espaço, é um jeito de diminuir o tempo necessário de ficar pronto e sair.

5. Aprenda a dobrar as roupas

Na hora de arrumar a mala, é importante dobrar as roupas de forma adequada. Cada peça tem a sua maneira. Uma das formas de organizar é colocar as calças no fundo, dobradas com uma ponta na outra de modo esticado.

Vá adicionando as peças e faça rolinhos com roupas pequenas e de malha. Já com as outras, prefira a forma tradicional. Por fim, coloque por cima as partes das calças que ficaram para fora a fim de evitar que a bagagem fique desorganizada durante a viagem.

6. Deixe o que amassa por cima

Depois de saber como dobrar as roupas, você conseguirá aproveitar ao máximo o espaço, sem bagunçar a bagagem. A partir daí, outra entre as dicas para arrumar mala consiste em deixar a área do topo destinada às peças mais leves e que amassam com facilidade.

Esse é um jeito de diminuir os riscos de as roupas ficarem completamente cheia de dobras e frisos que demandam muito tempo — e vapor — até que sejam tirados. Ao colocar as peças logo na parte de cima, pode tirá-las em primeiro lugar e já deixá-las penduradas depois de chegar ao seu destino.

7. Otimize os espaços

Uma dica importante é saber otimizar os espaços. Assim, você pode aproveitar melhor as áreas disponíveis para levar o que precisa e, além disso, evitar que as roupas amassem.

Algumas formas de fazer isso são: guardar as meias dentro dos sapatos, organizar roupas íntimas e biquínis dentro de sacos, colocar itens pequenos em nécessaires e usar sacos a vácuo.

8. Tome cuidado com os líquidos

Dentro do kit de higiene e de produtos básicos, é comum levar xampu, condicionador, perfumes ou outros líquidos. O problema é que, se eles vazarem, todo o componente sai prejudicado, e a bagunça é inevitável.

Para que isso não ocorra, uma das dicas para arrumar a mala é comprar itens fechados. Com o lacre de segurança, as chances de vazamentos ficam bem menores. Se não for viável, embale tudo com a ajuda de um plástico e coloque-os em sacolas impermeáveis ou mais grossas. Assim, se houver algum acidente, as peças não serão prejudicadas.

9. Termine a organização com espaço sobrando

Um hábito muito comum entre quem monta a bagagem é já sair de casa com a mala completamente lotada. Em primeiro lugar, isso aumenta o risco de ter que pagar excesso de transporte em certas viagens. Para completar, não é nada improvável que você acabe comprando alguns elementos em sua viagem.

Nesse cenário, será quase impossível conseguir deixar tudo certo para a volta. Para evitar o problema, uma das dicas para arrumar a mala é deixar sempre um espaço sobrando, antes de viajar. Na hora de se organizar no retorno para casa, você se agradecerá por não ter excedido o limite de itens transportados.

10. Conte com uma excelente bagagem de mão

Não é preciso fazer tudo caber em apenas uma mala. Se souber usá-la do jeito certo, a bagagem de mão é uma grande aliada para tornar o processo mais fácil.

Nesse elemento, inclua itens básicos de higiene, carregadores dos eletrônicos, documentos, dinheiro e remédios. Também é válido ter ao menos uma muda de roupa, caso seja necessário trocar durante a viagem, por exemplo.

Isso abre um espaço importante na principal, além de evitar ter que ficar procurando itens básicos perdidos no que já foi guardado. Só não se esqueça de conferir o que pode ser transportado, já que podem haver restrições. Em ônibus, por exemplo, é comum não ser permitido o transporte de itens perecíveis, como certos alimentos.

Agora que você já conhece as dicas para arrumar a mala sem que ela fique bagunçada, aplique essas orientações na sua próxima saída.

Depois de ter tudo organizado, nada melhor do que fazer uma viagem tranquila e barata. Entre em contato com a Rodoviariaonline e compre a sua passagem sem dificuldade!

 

Você também pode se interessar por