Blog

Aproveite o outono para conhecer a Chapada dos Veadeiros

O início do outono é sinônimo do começo do período de seca em muitas regiões do Brasil, incluindo o centro-oeste do país. É lá, ao nordeste do Estado de Goiás, que está localizada a Chapada dos Veadeiros, região que guarda belíssimas paisagens, principalmente no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, declarado patrimônio natural mundial pela Unesco.

chapada dos veadeiros
Vista exuberante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Daniel Schenkel/Wikipedia)
Como os passeios são todos ao ar livre, o outono é recomendado pelo baixo índice de chuvas, as quais poderiam atrapalhar a exploração do local. E, claro, com as temperaturas mais amenas, o passeio se torna prazeroso.

A formação geológica da Chapada dos Veadeiros é uma das mais antigas do planeta. Suas paisagens compostas de mata virgem, paredões rochosos, vales, cachoeiras e riachos de águas cristalinas fazem os turistas que a visitam ficarem boquiabertos. A riqueza da natureza se estende à fauna e flora: são centenas de espécies de aves, milhares de espécies de borboletas e mariposas, dezenas de tipos diferentes de répteis que habitam o cerrado local, sobrevivendo em meio (e graças) a mais de 400 espécies de árvores e arbustos esparsos, todos vivendo em perfeita harmonia.

O passeio pela Chapada dos Veadeiros deve ser sempre realizado com guias turísticos, que conhecem a região e podem dar dicas importantes para o melhor aproveitamento dos passeios. A maioria das atrações fica dentro do Parque Nacional ou dentro de propriedades particulares, que costumam cobrar uma tarifa para liberar o acesso à atração.

A Chapada recebeu este nome por causa dos caçadores de veado-campeiro, espécie que vivia em abundância na região na época dos bandeirantes. Atualmente, os municípios ou distritos que fazem parte da Chapada dos Veadeiros são: São João D’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos. Entre eles, Alto Paraíso – o município mais alto do Planalto Central, beirando os 1.300 metros de altitude – é o destino mais procurado pelos turistas que visitam a região. Principalmente por abrigar parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e também por apresentar uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, campings e restaurantes. Além dos turistas que visitam o local, atraídos pelas belezas naturais e pelas opções de práticas de esportes em meio à natureza (trekking, rapel, tirolesas, etc estão entre os preferidos), a cidade também atrai os místicos, pela quantidade de minas de cristais que circundam a região e por estar na mesma latitude de Machu Picchu, o que ajuda a convencer que sobre Alto Paraíso paira uma energia especial. Por este motivo, é fácil encontrar inúmeras lojas de artigos esotéricos espalhadas pela cidade.

A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é feita pelo Povoado de São Jorge, distrito de Alto Paraíso. Entre as principais atrações do parque, estão os dois saltos do rio Preto, um com 80 e o outro com 120 metros de altura; e as cachoeiras carioquinhas, piscinas naturais ideais para banhos.

chapada dos veadeiros
Uma das cachoeiras do rio Preto, com 120 metros de altura (Foto: l’Astorina/Wikipedia)
Visitar a Chapada dos Veadeiros é estar em conexão com a natureza, além de conhecer um local que guarda inúmeras histórias seculares, da época da colonização do nosso país. Vale a pena investir nessa viagem! Compre suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline e aproveite!

Para mais informações sobre a Chapada dos Veadeiros clique aqui.