Blog

Curitiba e Salvador comemoram aniversário com grandes shows

Dia 29 de março é um dia importante para duas capitais brasileiras: é o aniversário de Curitiba/PR e Salvador/BA.

Vamos começar falando da capital baiana, que completa 467 anos desde sua fundação. Recebeu inicialmente o nome de Baía de Todos os Santos, em 1501, e só em 1549 foi fundada a cidade-fortaleza do São Salvador. Capital que atrai milhares de visitantes todos os anos por sua importância histórica, mas também pela culinária peculiar, a mistura de crenças religiosas, a riqueza cultural e musical, a alegria do povo e, claro, pelo carnaval. E lógico que numa cidade com estas características, um dia seria pouco para festejar tantos anos de vida!

Para comemorar a data, a prefeitura de Salvador realiza o festival da cidade, que tem início no dia 27 de março e vai até 03 de abril. A programação inicial prevê espetáculos teatrais, saraus de poesia, apresentações circenses, exposições fotográficas espalhados por diversos bairros da cidade, como Periperi, Boa viagem, Canela e Barroquinha. A programação musical tem início no dia 31 de março e contará com a apresentação de 60 músicos e cantores, que tocarão em pontos turísticos famosos de Salvador. O dia mais esperado do festival é sábado, 2 de abril, quando a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentarão no Largo do Farol da Barra, com o show ‘Dois amigos, um século de música’. Para saber da programação completa do festival da cidade clique aqui.

aniversário curitiba salvador
Caetano e Gil fazem show especial no festival da cidade, em comemoração ao aniversário de Salvador. (Foto: festivaldacidade.salvador.ba.gov.br)

Ainda em comemoração ao aniversário da cidade, será aberta a exposição ‘Iconografia de Salvador’, no Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória. A mostra traz inúmeras gravuras, mapas, pinturas e desenhos que retratam a cidade na visão de artistas estrangeiros que por lá passaram entre os séculos XVII, XVIII e XIX. A abertura da exposição será no dia 29, às 19 horas.

A boa música também marcará a comemoração dos 323 anos da capital paranaense. No dia 27 de março, domingo de Páscoa, às 16 horas, Alceu Valença e Elba Ramalho subirão no palco montado no Parque Barigui como convidados do maestro Amilson Godoy e sua Orquestra Sinfônica Arte Viva. O concerto será gratuito e traz um repertório de clássicos da MPB, como Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Chega de Saudade (Tom Jobim) onde a proposta é misturar a música popular com o requinte da música sinfônica. Curitiba também é uma capital importante do ponto de vista turístico. Traz nos seus traços mais marcantes a forte presença de imigrantes, oriundos de várias procedências: alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos, ucranianos, japoneses, entre outros. Atrai pelo seus belos parques e pela fama de ‘cidade ecológica’.

aniversário curitiba salvador
Alceu Valença e Elba Ramalho são os grandes convidados do show gratuito de comemoração ao aniversário de Curitiba. (Foto: divulgação)

O Portal Rodoviariaonline parabeniza estas duas belas capitais brasileiras, cheias de personalidade! E se você ainda não as conhece, não perca a oportunidade: compre agora mesmo suas passagens e boa viagem!

(Por Renata Sklaski)