Blog

Angra dos Reis – tesouro do litoral brasileiro

Feriadão chegando e a gente só pensa em uma coisa: viajar e sair da rotina! Afinal, tem que aproveitar os dias de descanso para carregar as energias para o fim de ano, que normalmente é corrido, cheio de compromissos e, para ajudar, este ano o Natal e o Réveillon cairão em fins de semana.

Por isso, nossa dica para este último feriadão de 2016 é especial. Quel tal passar 4 dias em um lugar paradisíaco, de águas cristalinas e com vida marinha ativa e exuberante? Sim, este lugar existe e fica mais perto do que imagina. Estamos falando de Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro.

Localizada na região conhecida como Costa Verde, Angra dos Reis fica a 155 km da capital fluminense e um pouco mais de 400 km da cidade de São Paulo. A região é realmente abençoada pela mãe natureza. Nada menos que 365 ilhas integram o território de Angra e por isso as principais atrações turísticas da cidade estão no mar. Ah, claro: mar de água verde cristalina, onde é possível admirar cardumes de peixes a olho nu. Além dos peixes, Angra dos Reis tem uma riquíssima fauna marinha, o que torna a região um dos principais pontos de mergulho do país.

Como é o caso da Ilhas Botinas, também conhecidas como Ilhas Irmãs ou Ilhas Gêmeas, localizadas a 15 minutos do centro de Angra. Ganharam este nome por lembrarem um par de sapatos e o espaço entre uma e um dos pontos mais propícios e convidativos para a prática de mergulho com snorkel. A água clara e o fundo de areia branca torna a visibilidade ótima de até 10 metros. O acesso às Ilhas Botinas, como a todas as ilhas de Angra, é feito de barco. É possível alugar uma embarcação para sua família, por exemplo, ou então pagar por pessoa e navegar nas escunas e barcos que levam os grupos de pessoas aos pontos turísticos no mar. Os passeios duram em média 6 horas.

angra dos reis
As Ilhas Botinas são ponto de mergulho de água cristalina. (Foto: divulgação)
A Ilha da Gipóia é a segunda maior ilha de Angra e uma das mais procuradas pelos turistas. Fica distante cerca de 35 minutos do centro de Angra dos Reis. Uma das praias mais badaladas da ilha da Gipóia é a Praia do Dentista, localizada na parte de fora da ilha. Na alta temporada de verão, a praia fica lotada de lanchas e iates, que além de curtir o sol e o mar, aproveitam as delícias servidas pelos bares localizados na região, que recebem os pedidos dos clientes via rádio e levam de canoa até a embarcação. Atendimento VIP! Mas se o seu estilo pede mais sussego e menos agito, você vai gostar de passar o dia na praia do Amaral. Só não esqueça de levar bebida e comida por conta, pois a praia não tem estrutura para atender os turistas.

Outro passeio que é imperdível em Angra dos Reis é o passeio de barco pelas ilhas da região. Claro que não dá para visitar as centenas delas, porém o tour vale a pena. As escunas levam para passeios de um dia, fazendo paradas estratégicas para banhos e mergulhos. São inúmeras as operadoras de turismo que oferecem estes roteiros, vale pedir a dica de qual contratar na pousada onde se hospedar.

Se além da natureza, você também gostar de história, vale a pena guardar um dia para visitar o centro histórico de Angra dos Reis. Lá construções coloniais, a maioria igrejas datadas do século 18, denotam a influência da igreja católica na formação de Angra e  dão o tom da cidade. Vale a pena visitar o Convento São Bernardino e a Capela de São Francisco, localizados no alto do morro de Santo Antônio, que dão vista panorâmica da cidade e do porto.

Aproveite as dicas e visite Angra dos Reis, um dos mais belos destinos litorâneos do Brasil. E se morar em São Paulo, nossa dica é aproveitar que a Reunidas Paulista faz o trecho e comprar suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline!

(Por Renata Sklaski)