Blog

Aberta a temporada das festas juninas 2015

O mês de junho no Brasil é marcado pela realização das festas juninas, tão tradicionais em nossa cultura, que são celebradas em todo o Brasil.

Os responsáveis por trazer a comemoração da festa junina no Brasil foram os portugueses, que trouxeram ao país a festa dos três santos: São Pedro, Santo Antônio e São João, o trio que é celebrado durante o mês de junho. Já a quadrilha foi uma influência das danças nobres francesas, que tinham a características dos passos marcados e em pares. Mas foi com influência dos índios e dos afro-brasileiros que a festa ganhou a cara que se mantém até hoje.

As festas juninas são grandes celebrações recheadas de diversão, brincadeiras, danças e, é claro, comida típica. O fato da culinária junina utilizar muito milho em seus pratos se deve ao fato do mês ser propício à colheita do milho. Mais que uma tradição, as festas juninas viraram, para muitas cidades, principalmente do nordeste do Brasil, uma atração turística, que gera empregos e movimenta o comércio local com a chegada dos turistas, brasileiros e estrangeiros.

festas juninas
Milhares de pessoas prestigiam a festa de São João de Caruaru. (Foto: Flickr Renand Zovka)
Em Caruaru, Pernambuco, a cidade promete realizar a maior festa de São João do mundo. O início foi no dia 30 de maio e a programação de estende até 29 de junho. Até lá, centenas de atrações passarão pelo pátio de eventos Luiz Gonzaga, que terá programação de segunda a segunda. Claro que a música que dominará a festa é o tradicional forró, música símbolo da cidade de Caruaru, mas as duplas sertanejas também serão o ponto forte do evento. Este ano, 27 grupos quadrilheiros se apresentarão, vindos dos estados vizinhos, como Pará, Bahia, Alagoas e Ceará. Vestindo trajes típicos e caprichando na irreverência, a promessa é de levantar as arquibancadas. E para quem tem fome… vai mata-la com as ‘comidas gigantes’, ação tradicional feita em Caruaru, como por exemplo o cuscuz gigante – 800 kg do delicioso prato serão servidos de graça aos ‘foliões juninos’. Veja toda a programação da festa aqui.

festas juninas

Assim como no carnaval, as cidades nordestinas acabam disputando o título de ‘maior festa de são joão’ do mundo. Ao lado de Caruaru, a cidade de Campina Grande, Paraíba, também figura entre as maiores manifestações juninas do mundo. A comemoração teve início no dia 05 de junho e se estende até 05 de julho. Durante o período da festa, mais de 200 atrações farão o público dançar e se divertir no Parque do Povo, que deve receber cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a expectativa da organização do evento. Além das atrações musicais, o público poderá se divertir com corrida de jegue, corrida de carroças, pau de sebo, cavalgada e muito mais. Em todo o Estado da Paraíba, acontece o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas que, este ano, vai contar com a apresentação de 50 grupos. Em Campina Grande, como nada é modesto, a expectativa é bater um recorde: o grupo “Quadrilhão Mexe, Campina” espera se apresentar com 750 casais, para bater o recorde do ano passado, quando se apresentou com 725 pares. Clique aqui para ver a programação completa.

Animou-se para ver de perto estas grandes festas? O Portal Rodoviariaonline® lhe ajuda a chegar lá! Compre suas passagens e aproveite o melhor das festas juninas de Caruaru e Campina Grande!