Blog

A comemoração de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi (que significa Corpo de Cristo em latim) diz respeito a uma festividade cristã, mais precisamente católica, muito antiga.

A história conta que tudo começou no século VIII, quando uma freira belga chamada Juliana de Cornion confessou ter tido visões de Jesus Cristo,  onde pedia que se desse mais atenção ao sacramento da Eucaristia (ato presente nas celebrações das missas e que significa a entrega do corpo e do sangue de Cristo, representados pela hóstia e pelo vinho). No ano de 1264, o Papa Urbano IV pediu a São Tomás de Aquino que preparasse a liturgia para a ocasião (os textos lidos durante a missa), a mesma usada até os dias de hoje.

O dia de Corpus Christi é celebrado em vários países por fiéis católicos. A data é estabelecida a partir da Páscoa, por este motivo não é um dia fixo do calendário. Um dos pontos fortes da celebração de Corpus Christi é a procissão.

No Brasil, a primeira celebração que se tem conhecimento desta data foi feita em 1961, em Brasília, onde uma pequena procissão saiu da Igreja de Santo Antônio com destino a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Mas a tradição de se enfeitar as ruas para a passagem da procissão teve início na cidade mineira de Ouro Preto. Os famosos tapetes coloridos, com motivos cristãos, ornamentam as ruas onde passa ‘o povo de Deus’. Os materiais usados para a confecção dos tapetes são os mais diversos, como serragem, argila colorida, flores, folhas, papel e vidro moído.

Corpus Christi
Moradores, artistas e estudantes participam da montagem dos tapetes de Corpus Christi em Matão, SP. (Foto: Prefeitura de Matão)

Atualmente, várias cidades brasileiras, além de Ouro Preto, preparam suas ruas para a passagem da procissão de Corpus Christi e atraem fiéis de todos os lugares, até de fora do país. Uma destas cidades é Matão, município paulista localizado na região central do estado. Os preparativos têm início ainda na madrugada de quinta-feira e chega envolver 800 voluntários, entre moradores, artistas e estudantes. Ao total, são 12 quadras preparadas especialmente para a festividade que, olhando de cima, formam um belo e imenso tapete.

Outras cidades, como Castelo, no Espírito Santo, Rodeio, em Santa Catarina e Cabo Frio, no Rio de Janeiro, também capricham nos tapetes coloridos de Corpus Christi que, além do motivo central, mostram outra expressão de arte nas ruas.

 

(Por Renata Sklaski)

Quer comprar passagem de ônibus? As melhores opções estão no Portal Rodoviariaonline®.