Blog

87 anos da inauguração da Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

Hoje, dia 13 de maio de 2013, a ponte Hercílio Luz localizada em Florianópolis, Santa Catarina, completa 87 anos de inauguração. Arquitetada para ligar a Ilha de Santa Catarina ao continente, a ponte, que leva o nome de seu construtor, é um símbolo para os moradores da capital catarinense.

O monumento tem quase 1 km de extensão e suas torres chegam a alcançar 75 metros medidos a partir do nível do mar. A ponte era uma importante via de acesso tanto para o tráfego de veículos e pedestres quanto para o abastecimento comercial de Florianópolis.

Devido às más condições teve de ser interditada no ano de 1982, 56 anos após ser inaugurada, e desde então não permite a passagem de veículos. Em 2005, um projeto de recuperação foi posto em prática pelo governo do estado e a previsão é de que ela seja entregue dentro de poucos anos.

Ponte Hercílio Luz
Ponte em Florianópolis durante a virada de ano

A ponte Hercílio Luz que já havia sido tombada pelo município de Florianópolis e pelo estado de Santa Catarina foi também reconhecida em 1997 como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Brasil pelo Ministério da Cultura. Seu significado para a população é muito maior do que o de uma simples ponte, pois ela simboliza uma parte da história dos florianopolitanos.

Ficou interessado em conhecer a bela obra de engenharia arquitetônica da capital catarinense? Compre já sua passagem pelo Portal Rodoviariaonline e conheça mais uma das belezas de nosso incrível Brasil!