Blog

43º Festival de Cinema de Gramado

Luz, Câmera, Ação!

Se você queria um bom motivo, ou melhor, uma desculpa a mais, para visitar Gramado nos próximos dias pode parar de procurar: de 7 a 15 de agosto a cidade será o palco da 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o evento mais importante do setor cinematográfico brasileiro que, há mais de quatro décadas, reflete a história do cinema e da cultura do Brasil.

A primeira edição do festival aconteceu no verão de 1973, onde teve início a disputa pelo Kikito, estatueta criada pela artesã gramadense Elizabeth Rosenfeld. No início, o festival era apenas destinado às produções nacionais, a partir dos anos 90 a repercussão do evento trouxe a exibição de filmes de outros países como Venezuela, Peru, México, Portugal, Chile, Espanha, Cuba e Colômbia. O novo formato fez sucesso e colocou definitivamente o Festival de Cinema de Gramado na agenda de eventos cinematográficos mundiais.

Festival de Cinema de Gramado
Gramado se prepara para o festival de cinema.
Foto: Edison Vara/Agência PressPhoto

A edição de 2015 segue o mesmo formato dos últimos anos, com mostras competitivas de longas brasileiros e estrangeiros, curtas brasileiros e o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas. Mas a noite mais esperada é a da premiação, realizada no dia 15 de agosto. A equipe de curadores assistiu 124 filmes brasileiros e 67 estrageiros para fazer a seleção do festival. O resultado se reflete em duas mostras competitivas que apresentam 15 longas-metragens, sendo oito brasileiros e sete estrangeiros. Entre os curtas brasileiros, 15 disputam o Kikito e na Mostra Gaúcha de Curtas 14 títulos foram selecionados.

Este ano, o Festival de Gramado homenageará grandes nomes do cinema nacional, como o diretor cearense Zelito Viana, o cineasta Daniel Filho e a atriz Marília Pêra. O diretor argentino Fernando ‘Pino’ Solanas também será homenageado com o Kikito de Cristal.

Se você está com tempo disponível e muito afim de curtir alguns dias em uma cidade linda, de boa gastronomia e com um programação cultural intensa e acessível (o ingresso para as noites de exibição custa R$ 30,00), compre suas passagens pelo Portal Rodoviariaonline® e curta a 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado!

Para ver a programação do festival clique aqui.