Dúvidas

Como cancelar minha passagem?

Existem duas formas de solicitar o cancelamento de sua passagem:
1 – Preenchendo e enviando o formulário abaixo, no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, informando o número da transação ou CPF e a data da viagem, com no mínimo 4 horas de antecedência da viagem. Para cancelamentos em Finais de Semana somente no guichê da empresa, vide item 2.
2- Diretamente pelo passageiro no guichê da empresa de ônibus na cidade origem, solicitando o cancelamento com 3 horas de antecedência da viagem. Solicitações com menos de 3 horas devem ser negociadas diretamente com a empresa de ônibus, mas não garantidas por lei.
Obs.: Esta opção só é válida para passagens que ainda não foram retiradas na rodoviária.

Ao cancelar minha passagem terei meu pagamento de volta?

Sim.
Pagamentos realizados com cartão de crédito, serão reembolsados pelo MercadoPago e aparecerá como crédito na fatura do seu cartão utilizado. O prazo para o crédito poderá variar de acordo com a operadora do cartão e o banco emissor.

Pagamentos com cartão débito ou transferência bancária, serão reembolsados pelo Mercado Pago com crédito em conta bancária e o prazo é de 30 dias.

Pagamentos através de boleto serão reembolsados através de fornecimento de dados bancários pelo cliente no ato de sua solicitação de cancelamento e o prazo é de 30 dias a partir da solicitação. Lembrando que o boleto terá sua confirmação pagamento após transação bancária.

Essas opções são válidas para cancelamentos realizados junto a Rodoviariaonline, que não cobra nenhuma multa pelo cancelamento.

Em caso de solicitação de cancelamento diretamente no guichê, a empresa solicitará ao portal Rodoviariaonline que proceda com o reembolso conforme os critérios acima, lembrando que neste caso a empresa pode reter até 5% do valor da passagem, conforme resolução 978/2005 de 2005 da ANTT.

Perdi o Embarque posso remarcar a passagem?

Sim

Para remarcar a data de sua viagem perdida, somente no guichê de atendimento na rodoviária.
Caso o bilhete não tenha sido utilizado, dentro do prazo de 1 ano a partir da data de sua primeira emissão e mediante a apresentação do Bilhete de Embarque para substituição, os bilhetes com data e horário marcados poderão ser remarcados, para utilização na mesma linha, seção e sentido conforme (Resolução 4282, Art.7º,§1º da ANTT). Ou seja, é possível remarcar a data da viagem, mas somente para a mesma Viação e Itinerário já comprado.

Como faço para corrigir meu Nome ou Documento?

Para corrigir seu nome ou documento preencha e envie o formulário abaixo:

Posso transferir a Data/Hora da minha passagem?

Sim, caso sua passagem não tenha sido retirada na rodoviária, basta preencher e enviar o formulário abaixo no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, até 4 horas antes do embarque. Em caso de solicitações no final de semana, somente no guichê da empresa.

Se a passagem foi retirada no guichê a mesma somente poderá ser solicitada a mudança de data/hora diretamente no guichê da empresa.

As passagens serão entregues na minha casa?

Não.

O Portal Rodoviariaonline não realiza entrega de passagens.

As passagens devem ser retiradas na sala VIP ou no guichê da empresa de ônibus na rodoviária, chegando com 1 hora de antecedência da viagem.

Como recebo o Voucher da compra?

Ao final do processo de compra, o voucher (comprovante da compra) será informado na tela do seu dispositivo, o mesmo estará disponível para impressão, salvar em pdf e também será enviado para seu email cadastrado.

Para as compras realizadas com boleto bancários, o voucher será enviado somente após compensação bancária do mesmo.

Comprei Ida e Volta e gostaria de cancelar um dos trechos, como eu faço?

Envie email para sac@rodoviariaonline.com.br, informando o número do pedido e qual o trecho a ser cancelado, seguindo as políticas de cancelamento de passagens.

Comprei mais de uma passagem e gostaria de cancelar uma delas, como eu faço?

Envie email para sac@rodoviariaonline.com.br, informando o número do pedido e qual a poltrona a ser cancelada.

Criança paga passagem?

Para menores de 6 anos não é necessário adquirir passagem desde que a criança viaje no colo de seu acompanhante.

Caso deseje reservar uma poltrona exclusiva para a criança, nesse caso, mesmo sendo menor de 6 anos faz-se necessário a compra de passagem no valor integral da mesma, ou seja, não há desconto no valor da passagem.

Estava visualizando um horário e agora faço a pesquisa e não aparece mais?

Os horários ficam disponíveis online até 3 horas antes da viagem.

Passagem a menos de 3 horas para o horário da viagem, só pode ser adquirida diretamente no guichê da empresa na rodoviária.

Efetuei uma reserva e não consegui finalizar o pagamento, mas as poltronas continuam reservadas. O que devo fazer?

Embora a reserva tenha validade de 10 minutos as poltronas podem ficar retidas por um período de 15 a 30 minutos.

Neste caso recomendamos aguardar a liberação das mesmas, ou efetuar uma nova compra escolhendo outras poltronas.

Não recebi o meu voucher. O que eu faço?

Por favor verifique em sua caixa de email as pastas de SPAM e Lixo Eletrônico, procurando pelos remetentes sistema@rodoviariaonline.com.br ou sistema2@rodoviariaonline.com.br ou sistema3@rodoviariaonline.com.br.

Nas contas do HOTMAIL é comum o e-mail ser encaminhado para a caixa de lixo eletrônico.

Lembrando que para as compras realizadas com boleto bancários, o voucher será enviado somente após compensação bancária do mesmo.

Necessito do Voucher para retirar as passagens?

Não.
Para retirar a passagem no guichê da empresa de ônibus, basta apresentar os documentos dos passageiros que foram informados no ato da compra.

O que é valor de Taxa de Conveniência?

É o valor cobrado pelo Portal Rodoviariaonline para manter as equipes de suporte, o site e o sistema funcionando.

O valor é equivalente ao deslocamento médio de ônibus até a rodoviária, se o deslocamento for de carro, deve ser considerado além do combustível, o gasto com estacionamento. Considerando outros fatores como engarrafamento, filas, risco de acidente, assalto e o tempo gasto no deslocamento é considerado um valor baixo. É um pequeno valor que garante a sua segurança, tranquilidade e a agilidade dos serviços Rodoviariaonline.

Outra pessoa pode retirar a passagem em meu nome?

Não.

O bilhete é individual e intransferível.

A passagem deve ser retirada pelo próprio passageiro, apresentando o documento original informados no ato da compra.

Passagem para idoso

De acordo com o Estatuto do Idoso, a Lei nº 10.741/2003, o Decreto nº 5.934/2006 e a Resolução ANTT nº 1.692/2006 as empresas prestadoras de serviço regular de transporte rodoviário interestadual de passageiros devem reservar aos idosos, que preencham os requisitos de idade e renda, dois assentos gratuitos, em cada ônibus e, quando esses assentos já estiverem preenchidos, conceder o desconto mínimo de 50% no valor da passagem para ocupação dos demais assentos.
Têm direito à gratuidade da passagem e ao desconto de 50% os idosos com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
Os bilhetes só poderão ser solicitados nas cidades que sejam locais de embarque de passageiros da linha em que se deseja viajar, sendo a solicitação feita no guichê da empresa de ônibus na rodoviária.

Para adquirir, o idoso deve respeitar os prazos de:

– 6 (seis) horas de antecedência para viagens de até 500 km
– 12 (doze) horas de antecedência para viagens acima de 500 km.

Na hora do embarque, o idoso deve apresentar documento original com foto. A comprovação de renda será feita mediante apresentação de um dos seguintes documentos:

– Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas;
– Contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador;
– Carnê de contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS;
– Extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado;
– Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres.

A Rodoviariaonline tem prazer em atender ao público da melhor idade. Por isso, investe na qualidade do serviço prestado, facilitando a vida do cliente!

Fonte: www.rodoviariaonline.com.br/cartilha-do-idoso-respeito-a-terceira-idade

Posso reservar minha passagem e efetuar o pagamento pessoalmente na rodoviária?

Não.

A única forma de garantir sua passagem é efetuar o pagamento no final da reserva, recebendo do sistema a mensagem de confirmação da compra. Verifique seu e-mail também, pois o sistema envia a confirmação de pagamento e o voucher em e-mails separados.

Posso transferir a minha passagem para outro passageiro?

Sim, caso sua passagem não tenha sido retirada na rodoviária, basta preencher e enviar o formulário abaixo no horário das 08:00 as 23:00 de segunda a sexta, até 4 horas antes do embarque. Em caso de solicitações no final de semana, somente no guichê da empresa.

Se a passagem foi retirada no guichê, basta repassar o bilhete impresso para o novo passageiro o que deverá preencher seus dados no mesmo no momento do embarque.

Posso transportar meu animal de estimação?

O transporte de animais é permitido, desde que não comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros no ônibus, e desde que não haja reclamação pelos passageiros. Se necessário, pedir que o veterinário indique um sedativo para tranquilizar o animal durante a viagem.

Cães e Gatos
Em viagens intermunicipais e interestaduais, será obrigatória a apresentação do “Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos”, conforme norma definida pela Instrução Normativa n° 18, 18 de julho de 2006, do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento” e Ofício SUPAS/ANTT n° 4.038/2006, observadas as seguintes informações básicas:

O animal não pode estar solto a bordo do ônibus e deverá estar “guardado” em um recipiente apropriado (gaiola ou caixa) para o transporte, sem água e/ou alimentos no interior da gaiola ou caixa;
Em hipótese alguma o animal poderá ser retirado da gaiola ou caixa e, se o animal for de porte “médio”, “grande” ou “gigante”, NÃO poderá ser transportado em ônibus (inclusive no bagageiro).
O deficiente visual poderá viajar com o cão-guia no interior do veículo, mediante a apresentação dos documentos exigidos pela legislação, mencionados na Lei no 11.126/05 e Decreto n. 5.904/06

Para evitar transtornos com o passageiro ao lado, recomenda-se a compra da poltrona adjacente.

Outras Espécies
Para o trânsito de outras espécies de animais, o interessado deverá providenciar a Guia de Trânsito de Animal junto ao Ministério da Agricultura definida pela Instrução Normativa n° 18, 18 de julho de 2006, do “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”

Quais são as formas de pagamento aceitas?

As principais bandeiras de cartão de Crédito, Débito e boleto bancário, lembrando que para a opção de boleto está disponível apenas para compras com 5 dias de antecedência da viagem.

Qual é o limite de Peso e Tamanho permitido para minha bagagem?

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) os limites de peso total é de 30kg (trinta quilogramas), e volume máximo de trezentos decímetros cúbicos com maior dimensão de um metro, bem como volume no porta-embrulhos limitado a cinco quilogramas e dimensões compatíveis.

Atingido essa quota, poderá ser cobrado o excedente pela auto viação. Maiores informações contatar a empresa de viação.

Quem é o Mercado Pago?

O Mercado Pago é uma empresa do grupo do Mercado Livre e líder de mercado em gateway de pagamentos e garante a sua compra.

Para mais informações sobre o MercadoPago acesse www.mercadopago.com.br

Realizei uma reserva e agora não consigo efetuar o pagamento. O que devo fazer?

As reservas online no sistema rodoviário são validas por 10 minutos e o pagamento deve ser efetuado dentro desse período, caso contrário a reserva ficará vencida e não permitirá mais o pagamento.

Todo o processo de compra deve ser feito em uma sequência única, ou seja, reserva e pagamento na sequência. Por favor refaça sua compra.

Viagem para Menores. Como proceder?

Viagens Nacionais

Para viagens em território nacional não é preciso autorização se a criança ou adolescente tiver mais que 12 anos de idade completos e apresente a documentação como certidão de nascimento ou qualquer outro documento de identidade que confirme a idade. Também é descarta a necessidade de autorização nos caso de crianças acompanhada dos pais ou responsável maior de 18 anos que comprovem o parentesco através da disponibilidade de documentos pessoais.

Para acompanhantes que não sejam parentes diretos do menor, é necessária a autorização expressa e autenticada dos pais, que deve ser reconhecida em cartório.

Todos os acompanhantes, pais, parentes ou não, devem estar de posse de documento de identificação pessoal.

Viagens internacionais

Somente é descartada a necessidade de autorização nos casos em que o menor de idade se apresente acompanhado de ambos os pais ou de apenas um desde que exista a autorização do parceiro.
A autorização deve ser reconhecida por autenticidade e não ultrapassar a marca de 60 dias antes da data de embarque.
Os documentos necessários para a expedição da autorização de embarque do menor de idade são:

  • Fotocópia da identidade (ambos os pais);
  • Fotocópia da identidade (criança ou adolescente);
  • Fotocópia do passaporte (fls. 01, 02 e 03 do passaporte);
  • Fotocópia do comprovante de residência no nome de um dos genitores;
  • Se guardião, trazer termo de guarda ou tutela original e fotocópia;
  • Se apenas um dos genitores comparecer em juízo, é necessária a autorização do ausente por escrito com firma reconhecida;
  • Original da fotocópia autenticada da procuração ou certidão atualizada original ou fotocópia autenticada
  • Declaração de duas pessoas com firma reconhecida que conheçam o caso;
  • Fotocópia do documento do acompanhante (RG ou passaporte);
  • Fotocópia autenticada do atestado de óbito (genitor/genitora) se for o caso.

Observação: todas as cópias deverão ser autenticadas.

Abrir um chamado

Antes de abrir um chamado, por favor verifique se nas questões da seção Dúvidas, a sua questão pode ser esclarecida.

[contact-form-7 404 "Not Found"] ×